Princesa Caroço

Oh My Glob! A não tão amável Princesa Caroço

Princesa Caroço é uma das personagens mais marcantes de Hora da Aventura. Tudo o que ela quer é ser marcante. Tudo o que ela fala é marcante. Não importa se você a ama ou a odeia. É fácil achá-la divertida e mais fácil ainda achá-la irritante. Afinal, ela é tudo o que uma garota não deveria ser: é segura de si, rude, revoltada, ciumenta, egoísta e corre atrás do que quer, sendo o que quer normalmente garotos.

Hora de Aventura é uma série de animação criada por Pendleton Ward que está no ar desde 2010 no Cartoon Network. O show segue a vida de Finn, o humano, e Jake, o cão, que vivem uma série de aventuras nas terras mágicas e pós-apocalípticas de Ooo. A Princesa Caroço é uma das diversas princesas do desenho, não aparecendo na maioria dos episódios mas sendo ainda assim uma personagem importante. Adolescente rebelde, foge de casa durante a série, briga com seus pais Rei e Rainha Caroço, reclama da vida para sua melhor amiga Princesa Tartaruga e vive falando sobre seus ex-namorados, em especial Brad. Princesa Caroço, ou Lumpy Space Princess no original, é dublada pelo próprio Pendleton Ward em inglês, e no Brasil a voz caroçuda é de Hélio Ribeiro.

Como pode-se ver já pela escolha de dubladores homens, a Princesa Caroço não  exatamente  exala feminilidade. O próprio desenho não deixa seu gênero perceptível, ao contrário de outras princesas, que se assemelham a uma forma humana, como a Princesa Jujuba e a Princesa do Fogo. Princesa Caroço é, bom, cheia de caroços. Empelotada. Curvilínea. Nada como uma modelo de passarela. Mas ela não se importa nem um pouco.

Ela se acha linda. Ou melhor, sabe que é linda. Pois ela é. É uma linda nuvem lilás com uma estrela na testa. Ela ama os seus caroços. Ama seu corpo não padrão. Tem um autoestima que deixa qualquer um com inveja. E causa desconforto. Como que ela, que é cheia de caroços, é grossa, tem voz masculina, que corre atrás de homem, como que ela, ELA, consegue se achar o máximo assim? Como que ela consegue ter tanta confiança em si mesma?

I had to look in the mirror because I looked so good.
Precisei olhar no espelho porque estava muito gata!

 

A Princesa Caroço é exatamente o oposto daquilo que ensinam para nós, mulheres, que deveríamos ser. Deveríamos ser amáveis e gentis? Princesa Caroço é grossa e rude. Deveríamos nos preocupar com os outros em primeiro lugar sempre, sermos humildes, delicadas e recatadas? Princesa Caroço é egoísta, desastrada e vaidosa.
Existe uma grande base de fãs de Hora de Aventura que odeia a Princesa Caroço. Por quê? Por ela querer ser o centro das atenções, atrapalhar os heróis Finn e Jake, não ter escrúpulos. Será também que a odeiam por representar tudo aquilo que ensinaram que mulheres não deveriam ser? Afinal, como alguém pode gostar de uma garota tão mesquinha e egoísta assim? Como alguém pode gostar de uma garota que não somente aceita seu próprio corpo mas também o ama e se vangloria dele?

Imagine então atribuir todas essas características tão odiáveis da Princesa Caroço a um personagem masculino. Ao contrário da nossa princesa única, podemos achar vários exemplos. House. Sherlock Holmes. Barney Stinson de How I Met Your Mother. Kira e L do Death Note. E eles são personagens considerados detestáveis? Não, são charmosos.

Quando essas características são apresentadas em personagens femininas, normalmente são nas vilãs (Madrasta Má da Branca de Neve por exemplo). Somente uma vilã poderia ter confiança em si mesma, e claro, estaria errada pois é a vilã, é malvada. Aí que está a mágica da Princesa Caroço. Embora ela às vezes acabe estragando um pouco as coisas por conta de seu egoísmo, ela é amiga do Finn e do Jake. Não chega nem perto de ser vilã. Ela tem atitudes questionáveis, e não é uma personagem perfeita, mas ninguém pediu para que fosse.

I know I mess things up sometimes, but I'm really trying
Sei que faço besteira às vezes, mas estou tentando!

 

Felizmente existem também muitas pessoas que amam a Princesa Caroço. Obviamente eu sou uma delas e não vejo como poderia ser diferente. Afinal, Lumpy Space Princess é MARAVILHOSA e ensina importantes lições para todos nós. Anote aí, querido leitor:

SEJA VOCÊ MESMO

ACEITE-SE

AME-SE

COLOQUE-SE EM PRIMEIRO LUGAR

NÃO DÊ OUVIDO AOS OUTROS, O QUE VOCÊ PENSA SOBRE SI É O MAIS IMPORTANTE

SEJA FABULOSO

 

These lumps, I know you want to slump up on these lumps, but you can't cuz you're a chump, a chu-u-u-u-u-ump
These lumps, I know you want to slump up on these lumps, but you can’t cuz you’re a chump, a chu-u-u-u-u-ump

Um comentário sobre “Oh My Glob! A não tão amável Princesa Caroço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *